ielpjovens
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estar no mundo sem lhe pertencer

2 participantes

Ir para baixo

Estar no mundo sem lhe pertencer Empty Estar no mundo sem lhe pertencer

Mensagem  José Carlos Oliveira Qui Set 22, 2011 9:57 am

Com frequência, ouve-se da parte de alguns crentes que isto ou aquilo é satânico. A frase é, regra geral, mais aplicável a músicas ou artistas e grupos musicais. A verdade é que “Todo o mundo está no maligno” (I João,5:19) e o próprio diabo não deixou de lembrar isso mesmo a Jesus Cristo (Lc.4:6). É claro que, neste mundo, há coisas que são claramente para rejeitar mas há outras em que cada um de nós deve ter liberdade para decidir. Na igreja de Roma, por exemplo, alguns crentes achavam satânico não celebrar certos dias e outros achavam satânico fazê-lo. Havia quem achasse satânico comer determinados alimentos e havia quem não visse qualquer mal em fazê-lo. Paulo mostra que cada um deve sentir liberdade para decidir e que ninguém o deve condenar por isso (Rom.14:1-6). O problema é quando as igrejas locais querem legislar sobre a vida particular dos crentes, como já anteriormente escrevi em artigo polémico. Tais igrejas, ao contrário de Deus (e de Paulo), não valorizam a liberdade cristã. Os líderes dessas igrejas acham-se no direito de dizer como os crentes devem viver no quotidiano: O que devem comer, como devem vestir-se, o que devem ler, o que podem ou não ver na televisão e no cinema, que músicas podem ou não ouvir, etc. A Bíblia diz que fomos chamados para a liberdade mas essas pessoas concentram-se apenas na outra parte do versículo: “Não useis da liberdade para dar ocasião à carne” (Gal.5:1 e 13). É claro que essa afirmação também lá está e deve ser tida em conta mas também é verdade que ela não nos deve fazer esquecer que fomos chamados para a liberdade e que não nos devemos tornar escravos de ideias alheias se elas não tiverem base nas Escrituras.
É triste que (por vezes sem nos apercebermos) estejamos a influenciar, sobretudo os mais novos na fé, para que se isolem do mundo quando Jesus Cristo disse pretender exactamente o contrário (João,17:15). Os dardos inflamados do maligno (Ef.6:16) não nos devem infundir tal medo (até porque podemos vestir a armadura) de sorte a que fiquemos “colados ao terreno” sem avançar com a mensagem libertadora do Evangelho. Se um jovem crente, que logicamente deverá ter amigos descrentes, é ensinado a considerar que tudo o que não é da igreja é satânico, está automaticamente a ser ensinado a construir barreiras e não pontes entre ele e os seus amigos sem Cristo. Não é, pois, de estranhar que os amigos de muitos crentes sejam outros crentes. Esta situação parece agradar a alguns dirigentes de igrejas mas seguramente não é do agrado de Deus.
Valerá a pena citar, por extenso, o que Paulo disse em I Coríntios 5:9-11. “Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem; Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo. Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais”.
Se levássemos à letra algumas formas de pensar então dificilmente trabalharíamos para patrões injustos, moraríamos entre vizinhos maldizentes ou blasfemos, deixaríamos ir os nossos filhos para uma escola que os ensina contra o ensino da Bíblia, etc. etc. A verdade é que não temos o direito de nos isolarmos de tal forma do mundo (com medo) de sorte que percamos a oportunidade de o influenciarmos como sal que somos. Aprendamos, pois, com o Apóstolo Paulo: “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. I Cor. 9:19-22.
José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira
José Carlos Oliveira

Mensagens : 148
Pontos : 292
Reputação : 5
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Estar no mundo sem lhe pertencer Empty Re: Estar no mundo sem lhe pertencer

Mensagem  Joel Rodrigues Seg Nov 07, 2011 4:44 am

Muito boa reflexão.

Devemos de facto "estar" no mundo para conseguir fazer algo de diferente.
Parece-me mais complicado às vezes a convivência entre irmãos do que os "devassos" e "desviados" ...
Como dizias num pensamento no facebook.. às vezes as igrejas parecem a selva..
A começar por mim, na análise que faço.

Se nos afastarmos do mal, nem podemos viver, porque o mundo está no maligno..

seja qual for o erro que nosso irmão comete (E TODOS COMETEMOS) devemos perdoar e ajudar.. aceitar e trazer para perto..
Ainda que por vezes seja difícil, essa é nossa obrigação...
e mesmo que a natureza humana nos remeta para o contrário... para Deus não há pecados grandes nem pequenos...
e se há algo que ele até abomina é a contenda..

Por isso, a começar em mim... vamos melhorar posturas e ajudar os outros Smile

Joel Rodrigues
Joel Rodrigues
Admin

Mensagens : 128
Pontos : 227
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 34
Localização : Freixieiro

https://ielpjovens.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Estar no mundo sem lhe pertencer Empty Re: Estar no mundo sem lhe pertencer

Mensagem  José Carlos Oliveira Seg Nov 07, 2011 5:41 am

Amem, Joelinho.
José Carlos Oliveira
José Carlos Oliveira

Mensagens : 148
Pontos : 292
Reputação : 5
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Estar no mundo sem lhe pertencer Empty Re: Estar no mundo sem lhe pertencer

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos