ielpjovens
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvidas parte 3

3 participantes

Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Dúvidas parte 3

Mensagem  Mr. X Sáb Jul 09, 2011 3:09 pm

E aqui vão mais umas perguntas Smile

Génesis 22:12
"(...) pois agora sei que temes a Deus (...)"

Indo ver a origem da palavra (e estranhamente não dizia lá se era relativo ao grego ou ao hebraico, nem sei eu como ver a origem de uma palavra de uma passagem específica da bíblia ,do hebraico em particular, sem recurso à Online Bible), reafirma-se o sentido de que significa "a partir daqui em diante". Ora isto teria implicações no que concerne à omnisciência de Deus! Será este mais um caso em que a dúvida surge por estar a usar uma tradução do grego e não do hebraico?


Génesis 30:37-42

Aqui simplesmente não percebo o porquê das varas nem o seu significado... Se fosse Deus a dizer para ele pôr as varas para assim conseguir obter as melhores ovelhas, aí tudo bem, mas ele por iniciativa própria fez aquilo e resultou! Acho estranho, apenas isso!


Génesis 32:24-30

Ora esta passagem é outra que por muito que leia e releia, continuo sem conseguir entender o significado por detrás disto... Jacó atravessa o rio com a sua família, tudo bem, mas depois começa a lutar assim do nada com um homem não o deixando ir até que ele o abençoasse, e que por aquilo que Jacó diz no verso 30 me leva a pensar que esse homem seria Deus... E a ideia de que Jacó andou à luta com Deus é simplesmente surreal na minha opinião, o que me leva a crer que estou a cometer algum erro crasso de interpretação!

E por agora penso que já chega!

Cumprimentos,
Mr. X
Mr. X
Mr. X

Mensagens : 32
Pontos : 46
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  José Carlos Oliveira Ter Jul 12, 2011 12:53 pm

Mr.X eu tenho desejos de responder mas gostava de ler primeiro a opinião de outros que, tudo indica, não Têm tido tempo para visitar o forúm.
Mas estou atento.
Abraço
José Carlos Oliveira
José Carlos Oliveira

Mensagens : 148
Pontos : 292
Reputação : 5
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  Joel Rodrigues Qui Ago 18, 2011 8:39 am

Em relação à primeira questão.. é exactamente o mesmo que já foi respondido nas outras dúvidas...
Deus conhece o coração de Abraão mas colocou à prova...

Num outro post o Zé Carlos disse "Julgo que é por isso que neste (como noutros) caso Deus faz questão de se aproximar de quem vai ser condenado apesar de já saber o que se vai passar a seguir." - é por isso que neste (como em outros) caso Deus se aproxima de quem vai ser provado apesar de já saber.

Na 2ª questão.. em Gen 31 .. a partir do V. 9 podes perceber que jacó teve um sonho. Uma vez que Deus lhe dava os sinais daquilo que queria que fizesse isso pode ter sido passado no sonho ainda que não seja mencionado directamente. Jacó teve esse revelação de Deus.

quanto à 3ª questão... posso estar errado, mas ao ler a bíblia parece-me claro ...
Gênesis 32:22 Levantou-se naquela mesma noite, tomou suas duas mulheres, suas duas servas e seus onze filhos e transpôs o vau de Jaboque.
Gênesis 32:23 Tomou-os e fê-los passar o ribeiro; fez passar tudo o que lhe pertencia,
Gênesis 32:24 ficando ele só; e lutava com ele um homem, até ao romper do dia.
Gênesis 32:25 Vendo este que não podia com ele, tocou-lhe na articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem.
Gênesis 32:26 Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.
Gênesis 32:27 Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó.
Gênesis 32:28 Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.
Gênesis 32:29 Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali.
Gênesis 32:30 Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva.
Gênesis 32:31 Nasceu-lhe o sol, quando ele atravessava Peniel; e manquejava de uma coxa.
Gênesis 32:32 Por isso, os filhos de Israel não comem, até hoje, o nervo do quadril, na articulação da coxa, porque o homem tocou a articulação da coxa de Jacó no nervo do quadril.

Jacó luta com Deus. Deus tinha um propósito para isso.
O facto de não comerem essa parte da carne mostra a importância do acto ... e o facto de mancarem pode mostrar que o homem "lutando" com Deus é manco. mas isto sou eu que digo... querendo apenas aprender Smile

Surreal?
Para nós os milagres também são surreais. Smile


Já agora.. relativamente a essa questão.. tem uma pessoa que fez um estudo que acho muito interessante..
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/sergio_f/genesis/cap23.html
Joel Rodrigues
Joel Rodrigues
Admin

Mensagens : 128
Pontos : 227
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 34
Localização : Freixieiro

https://ielpjovens.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  Mr. X Qui Ago 18, 2011 4:21 pm

Joel Rodrigues escreveu:Em relação à primeira questão.. é exactamente o mesmo que já foi respondido nas outras dúvidas...
Deus conhece o coração de Abraão mas colocou à prova...

Num outro post o Zé Carlos disse "Julgo que é por isso que neste (como noutros) caso Deus faz questão de se aproximar de quem vai ser condenado apesar de já saber o que se vai passar a seguir." - é por isso que neste (como em outros) caso Deus se aproxima de quem vai ser provado apesar de já saber.

Penso que não entendeste bem o cerne da pergunta, não é o porquê de Deus ter posto à prova Abraão, mas sim o facto de na Bíblia dizer "pois agora sei que temes a Deus", e vendo a origem da palavra "agora", provavelmente do grego (não dizia se era relativo ao grego ou ao hebraico, mas se da última vez foi do grego, suponho que desta vez seja também), a palavra possui o significado de "daqui em diante". Ora, quer isto dizer que só a partir desse momento, em que Abraão passou pela provação, é que Deus soube que ele era fiel?

Joel Rodrigues escreveu:
Na 2ª questão.. em Gen 31 .. a partir do V. 9 podes perceber que jacó teve um sonho. Uma vez que Deus lhe dava os sinais daquilo que queria que fizesse isso pode ter sido passado no sonho ainda que não seja mencionado directamente. Jacó teve esse revelação de Deus.
Ah ok, era por não ser mencionado directamente que me estava a deixar uma comichão atrás da orelha hehe, mas já suspeitava isso Smile

Joel Rodrigues escreveu:
Jacó luta com Deus. Deus tinha um propósito para isso.
O facto de não comerem essa parte da carne mostra a importância do acto ... e o facto de mancarem pode mostrar que o homem "lutando" com Deus é manco. mas isto sou eu que digo... querendo apenas aprender Smile

Surreal?
Para nós os milagres também são surreais. Smile

Já agora.. relativamente a essa questão.. tem uma pessoa que fez um estudo que acho muito interessante..
http://www.palavraprudente.com.br/estudos/sergio_f/genesis/cap23.html

O que me era estranho não era tanto o facto de Deus aparecer e lutar com ele, mas sim a simbologia por detrás disso! Sei que para Deus nada é impossível Smile mas ao ler a página do link que mandaste, tudo se tornou extremamente claro! Já percebi perfeitamente a simbologia Smile



E também tenho a dizer que já tinha saudades deste "projecto" e das nossas "discussões"! As dúvidas têm continuado a amontoar hehe

Que Deus nos abençoe e que possamos continuar a estudar a Sua palavra para O conhecermos cada vez mais e mais!

Cumprimentos,
Mr. X
Mr. X
Mr. X

Mensagens : 32
Pontos : 46
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  Joel Rodrigues Sex Ago 19, 2011 2:19 am

Pronto. Se entendi bem, ficaram dúvidas apenas em relação à primeira questão.

Continuo a pensar o mesmo, isto é, Deus disse "de agora em diante" .. querendo passar a Abraão essa ideia. Assim sendo Abraão poderia sentir a confiança de Deus. Uma vez que Abraão não era omnisciente, era importante ele saber isso.
Acho que a citação não deve ser olhada de como Deus diz, mas como pretende passar uma ideia a Abraão Smile

Abraçoooooo
Joel Rodrigues
Joel Rodrigues
Admin

Mensagens : 128
Pontos : 227
Reputação : 0
Data de inscrição : 16/01/2011
Idade : 34
Localização : Freixieiro

https://ielpjovens.forumeiros.net

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  Mr. X Sex Ago 19, 2011 4:20 pm

Joel Rodrigues escreveu:Acho que a citação não deve ser olhada de como Deus diz, mas como pretende passar uma ideia a Abraão Smile

Hm, nunca tinha pensado dessa forma, assim já faz sentido Smile gostava agora de ouvir a opinião do nosso querido pastorinho em relação ao que foi dito para encerrarmos estas dúvidas de vez Smile

Cumprimentos

Mr. X
Mr. X

Mensagens : 32
Pontos : 46
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  José Carlos Oliveira Sáb Ago 20, 2011 3:16 am

Olá Mr X e Joel. Penso que quanto à primeira questão o Joel clarificou melhor as coisas na segunda resposta. Já tive oportunidade de lembrar que Deus sabe que o que vai dizer a Abraão vai um dia ser escrito para humanos lerem. Logo a mensagem a passar tem de se numa linguagem que seres humanos possam entender.

Na segunda questão temos de lembrar que Deus tinha prometido a Jacó, quando ele foge de Esaú e vai viver com aquele que será o seu sogro, que o abençoaria e o faria regressar (subentende-se que com riquezas) à terra que será dele e da sua descendência (terra prometida) Gn.28. Logo não quer dizer que as varas (a estratégia de emprego de meios selectivos na procriação das ovelhas) teriam tido resultados práticos se Deus não tivesse abençoado o acto. Deus vai originar (com ou sem o gesto de Jacó) que o seu filho enriqueça por causa das promessas que fez e porque Labão estava a enganar consecutivamente o seu genro. O gesto de Jacó só resulta porque Deus decide premiar o seu gesto.
Quanto à terceira questão julgo estar praticamente tudo dito, sobretudo quando se destaca a importância de "lutarmos com Deus em oração". Não é que Deus não saiba o que necessitamos antes de lho pedirmos (Mat.6:Cool mas Ele quer que mostremos interesse naquilo que necessitamos. No caso de Jacó ele necessitava, e bem, de mudar de ENGANADOR (Jacó) para CAMPEÃO COM DEUS (Israel)

Abraço
José Carlos Oliveira
José Carlos Oliveira

Mensagens : 148
Pontos : 292
Reputação : 5
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  Mr. X Seg Ago 22, 2011 3:55 pm

Ora então dou por terminado este tópico! Vou de seguida criar um novo post com mais dúvidas! Elas já estão a acumular há um tempo considerável, agora é preciso andar da perna hehe Smile

Que Deus nos abençoe e permita que possamos continuar a estudar a Sua Palavra!

Abraços,
Mr. X
Mr. X
Mr. X

Mensagens : 32
Pontos : 46
Reputação : 0
Data de inscrição : 06/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvidas parte 3 Empty Re: Dúvidas parte 3

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos