ielpjovens
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A Ilusão do Reiki

2 participantes

Ir para baixo

A Ilusão do Reiki Empty A Ilusão do Reiki

Mensagem  José Carlos Oliveira Qua Fev 09, 2011 12:04 pm

A nossa sociedade alimenta-se das modas do momento. É por isso que o Reiki está na moda. No Ocidente há cada vez mais centros em que “mestres” reikianos oferecem os seus préstimos, prometendo aliviar o stress e produzir o relaxamento e a cura espiritual. A ilusão é tão grande que até hospitais, para falar apenas destas instituições, estão a aderia á “arte curativa”.

O Reiki será uma “arte curativa” ancestral, praticada desde sempre em certas partes da Ásia, sobretudo na China e Japão. A sua redescoberta dever-se-á ao japonês Mikao Usui que, sendo professor na Universidade Cristã de Kyoto, foi um dia instado por um aluno a pronunciar-se sobre a cura que Jesus operava pelas imposição de mãos. Na busca pela resposta Mikao Usui retirou-se para o Monte Kurama (sagrado para budistas e taoistas) onde esteve em meditação, jejum e cânticos, procurando a purificação, durante 21 dias. Ao fim desse tempo terá caído sobre ele uma luz branca que produziu no seu cérebro um estalido provocando-lhe imediato desmaio. Quando acordou tinha alcançado a iluminação. Usui teve sorte, outros monges terão sido fulminado por esse “fogo sagrado”. O próprio Usui teve de ir, aos poucos, testando essa força “electromagnética” em si e noutros antes de avançar com a sua acção.

Mas afinal o que é o Reiki? Uma auto-denominada “mestra” (que também é cartomante, lida com cristais, taças tibetanas, energia dos carrilhões, etc.) garante que o Reiki é “A força da energia vital universal”.Esclarece a “perita” na matéria que a palavra Reiki origina das palavras Raku Kei e é a arte e a ciência do auto-aperfeiçoamento espiritual”.
Outro “mestre” reikiano diz que a prática é uma terapia baseada na canalização de energia. Uma vez canalizada essa energia, sai através das mãos equilibrando o sistema energético dos seres vivos. Por isso também pode ser aplicado em crianças, animais, plantas, medicamentos, cristais, etc. De acordo com este “mestre” o Reiki equilibra as energias do nosso corpo, relaxa e reduz o stress, fortalece a energia vital, reforça o sistema imunológico, alivia as dores, liberta toxinas, bloqueios e emoções e amplia a consciência pessoal.
Os cristais são, nesta “arte” usados e deles diz certo “mestre” «Cada cristal tem a sua função. Podem ajudar a tratar do ambiente do lar, ajudar no amor, na sorte, obter um sono mais tranquilo, aliviar o stress, disponibilizar protecção, atrair “fortuna”... enfim, cada um com sua missão» Qualquer pessoa ligada ás chamadas artes da vidência não teria um discurso muito diferente.

Os peritos reikianos dizem que todo o ser humano possuía, no princípio, essa capacidade mas com o tempo ela foi-se perdendo. Agora os “mestres” podem re-sintonizar-nos com o nosso EU DIVINO. Após a iluminação (como a que Mikao Usui obteve) cada reikiano passa a ter acesso aos bancos de dados cósmicos.

Basta ler Isaías,14:12-17 para descobrirmos alguém que também tentou ser igual a Deus (ter um EU DIVINO) e por isso se transformou em demónio.

É claro que muitos dos envolvidos no Reiki, hoje, desconhecem tudo isto. Ignoram que o factor psicológico está a ajudar a crença de que o Reiki é uma panaceia para todos os males. Senão vejamos o que é aconselhado a quem se dispõe a uma sessão de Reiki: “Os praticantes do Reiki acreditam não conseguir beneficiar totalmente da experiência com o Reiki se, ao mesmo tempo, estiverem concentrados nas suas preocupações. Há que pôr de parte alguma disponibilidade de tempo - na verdade há que pôr de parte as preocupações - para que o Reiki possa fazer efeito. A simples decisão de se porem de lado as preocupações durante uma hora ajudará a tirar mais proveito da sessão de Reiki e a absorver a energia”. Ora bolas, então procuro eu o Reiki para ele me livra das preocupações e é-me exigido que as ponha de lado para que o Reiki possa fazer efeito?

Nas minhas deambulações descobri na Net um site de “Reiki cristão”. Sem dúvida que muitos se deixarão levar pela mensagem açucarada de que Jesus e os seus discípulos também eram reikianos porque, nas curas que efectuaram, usaram a imposição de mãos sobre os doentes. Convém dizer que a imposição de mãos, quando em vigor (nos dias que o dom de curas existia), nem sempre foi usada para se efectuarem curas. Jesus curou, muitas vezes, à distância ou com apenas as suas palavras. Pedro chegou a curar apenas com a sua sombra. Seja como for a imposição de mãos era apenas uma forma visível de se mostrar como os dons da Graça de Deus estavam a ser ministrados. Devemos notar ainda que os discípulos nunca acharam que o poder que tinham lhes pertencia. Ele reconheciam que era Deus (e não eles) quem fazia aqueles prodígios. NÃO, Jesus e os seus discípulos nunca foram reikianos. O que Jesus tinha em si era o Espirito Santo e da mesma sorte os seus discípulos, ontem como hoje. Esse é o poder de Deus e nada tem a haver com qualquer energia cósmica vital.

Será que, a ser verdade o que se passou no Monte Kurama com Usui, alguém já se interrogou que tipo de poder foi aquele que caiu sobre o monge budista? De Deus não era, certamente, ou então a Bíblia ter-nos-ia ensinado sobre a matéria mas, a verdade, é que Ela faz sobre o assunto total silêncio. Energia vital universal é um assunto que a Bíblia desconhece inteiramente e não adianta procurar ver Reiki onde, de facto, ele não existe.

A fazer fé na mensagem reikiana os seres humanos, e outros seres vivos, só sofrem por desconhecimento da energia cósmica que está disponível para todos. Ora, como se sabe, a Bíblia diz que foi a desobediência, o pecado, que trouxe os problemas à nossa vida, incluindo as doenças e o envelhecimento (com todas as consequências daí resultantes) que nos levará á morte. De resto, já que o reiki está a ser tão disseminado, pergunto se todos os tratados pelo reiki deixaram de ter problemas, nomeadamente ao nível da saúde psíquica e física?.

Se o Reiki é uma panaceia que tudo resolve e se cada um de nós poderá tornar-se num “mestre” capaz de ajudar os outros, então acabemos com a medicina tradicional. Despeçam-se médicos e enfermeiros e substituam-nos por “mestres” reikianos. E já agora fechem-se também os laboratórios farmacêuticos e as farmácias.

Analisando este assunto e sabedor das atitudes que têm algumas pessoas envolvidas no Reiki, tendo em atenção o ensino da Bíblia, aconselho a todos que, no mínimo, desconfiem desta prática. É que estou perfeitamente convencido que a mesma não passa de uma ilusão.

José Carlos Oliveira


Última edição por José Carlos Oliveira em Qui Fev 10, 2011 5:45 am, editado 2 vez(es)
José Carlos Oliveira
José Carlos Oliveira

Mensagens : 148
Pontos : 292
Reputação : 5
Data de inscrição : 18/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

A Ilusão do Reiki Empty Re: A Ilusão do Reiki

Mensagem  Débora Pinho Qua Fev 09, 2011 5:17 pm

O diabo quer desviar a nossa atenção de Deus com toda a sua força.
Uma das formas que realmente nos começamos a aperceber é a distorção que ele faz das coisas não é?
Obrigado por ter explicado este assunto! Smile
Débora Pinho
Débora Pinho

Mensagens : 41
Pontos : 89
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/01/2011
Idade : 38
Localização : S. João da Madeira

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos